terça-feira, 16 de outubro de 2012


A FAMÍLIA DE COLONOS VOGEL

Segundo o pesquisador Paulo Roberto Martins de Oliveira, "A presença dos primeiros VOGEL no Brasil aconteceu entre 1822 e 1831, quando ocorreu a contratação de militares estrangeiros, principalmente os do povo germânico, pa
ra a formação do Exército Imperial. Entre os militares germânicos vieram: Philipp, Ernst e Heinrich Vogel. Os 3 eram soldados, sendo que o último também tinha a função de corneteiro, e faziam parte do 2º Batalhão de Granadeiros.

Podemos assinalar que muitos do apelido VOGEL, além dos colonos contratados para Petrópolis - RJ, vieram em várias épocas para as colônias do Rio Grande do Sul - RS, Santa Catarina - SC e Minas Gerais - MG.

Das 456 famílias germânicas colonizadoras da Imperial Fazenda / Colônia que chegaram à Petrópolis a partir de 29 de junho de 1845, havia duas de apelido Vogel: as dos colonos Christian e Anton VOGEL. Além destas, outros com suas famílias chegaram mais tarde. Eram colonos e descendentes de colonos de outras colônias, como Augusto Vogel de Blumenau - SC e Jonas Adalberto Vogel de Teófilo Otoni - MG." (mais informações no site do Instituto Histórico de Petrópolis: http://ihp.serraplanweb.com.br/site/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário