quarta-feira, 31 de outubro de 2012


A FAMÍLIA DE COLONOS RAEDER




Foto: Viagem inaugural do ônibus da Cascatinha-Petrópolis, da empresa Henrique Cunha & João Raeder Co., ocorrida em 18/10/1910. Na foto, os proprietários e personalidades da época, em frente ao Palácio Amarelo da municipalidade.
(acervo do Museu Imperial).


                                      EUCLIDES RAEDER, na foto, de pé, no estribo do ônibus. 


Descendente de colonos alemães, nas primeiras décadas do século 20, EUCLIDES RAEDER era empresário do ramo de transportes, e renomado desportista na Cidade. Foi nomeado presidente da recém criada Liga de Futebol, com apoio de todos os membros e da própria junta comercial e de associações locais. Criou um transporte coletivo de luxo para a Cascatinha, satisfazendo assim o deslocamento da elite da própria região que considerava o “máximo” andar em transporte distinto do “populacho” que em sua maioria, principalmente operários, trafegavam apertado nos bondes e de forma insegura (comentários do Professor Oazinguito Ferreira).


A fotografia refere-se à viagem inaugural do ônibus da Cascatinha-Petrópolis, da empresa Henrique Cunha & João Raeder Co., ocorrida em 18/10/1910. Na foto, os proprietários e personalidades da época, em frente ao Palácio Amarelo da municipalidade (acervo do Museu Imperial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário