quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


OS COLONOS DA FAMÍLIA BURGER

(Paulo Roberto Martins de Oliveira - IHP - data ignorada)




O colono Jacob Burger, sua esposa Marie Margareth Hoefner e seus filhos Johann Jacob e Catharine Burger, foram para o Quarteirão Renânia Central ...

O colono Johann Burger, sua esposa Susane Ternes e seus filhos Henrique, Catharine, Philippine e Friedrich Burger foram para o prazo n.º 832 com 5.875 braças quadradas de terras, com testada para o Rio Araújo Porto Alegre no Quarteirão Mosela.

De posse do prazo, escolheram o melhor local e construíram a casa com frente para um caminho (hoje Rua Frederico Kronenberger), que também era um dos acessos para a casa do colono Peter Kronenberger. O lado esquerdo da casa ficava posicionado em relação ao Rio Paulo Barbosa e o caminho colonial, que mais tarde denominou-se Rua Mosela, e a parte dos fundos, dava para o prazo de terras do colono Johann George Tannein.

Os colonos quando recebiam os seus prazos de terras, imediatamente escolhiam o local da casa, iniciando pela limpeza do terreno e separando tudo o que era aproveitável para a sua construção: pedras, madeiras e outros materiais. Cada um arranjou-se como pode e construiu provisoriamente o suficiente para abrigar a sua família.

Vale ressaltar que as habitações receberam a influência germânica, própria de suas origens, como a distribuição dos cômodos, estábulos, fornos externos e as cozinhas com os fogões de lenha.

Algumas das primitivas casas resistiram até por volta dos anos 50 deste século. A casa do colono Johann Burger é um exemplo:  durou aproximadamente 101/102 anos. Ela foi demolida entre os anos de 1945 a 1948.

Dos colonos germânicos que foram para o Quarteirão Mosela, alguns descendentes ainda permanecem nos prazos de terras dos seus ancestrais e, como exemplo, temos a família Burger, cujos dados genealógicos seguem abaixo.

O Colono Johann Burger casou na Alemanha com Susane Ternes e tiveram 5 filhos: Henrique, Catharine, Philippine, Friedrich e Elisabeth Burger, sendo que os quatro primeiros nasceram na Alemanha e, a última, em Petrópolis.

- Do 1º filho, Henrique, não tenho notícias.

- Catharine casou-se com Miguel Kronenberger.

- Philippine casou-se com Bento José Gomes.

- Friedrich casou-se com Maria Dorothea Licht.

- Elisabeth casou-se com Johann Philipp Kling.

Com o decorrer dos anos, o prazo de terras do colono Johann Burger sofreu várias subdivisões e transferências: algumas por herança e outras por vendas. Sendo algumas para a própria família e outras para terceiros.

Atualmente encontram-se alguns herdeiros, apenas por parte da filha caçula do colono, Elisabeth Burger, casada com Johann Philipp Kling e que foram pais de 11 filhos. Porém apenas os descendentes dos 5º e 6º filhos deste casal permanecem em duas subdivisões do prazo original dos Burger.

O 5º filho, Felipe Leopoldo Kling, casou em 4ª núpcias com Catharina Lichtenberg e a 6ª filha foi Maria Kling que casou com João Einsfeld.

Do casal Felipe Leopoldo Kling e Catharina Lichtenberg nasceram duas filhas: Helena Magda e Norma Elisa Kling. Esta última reside numa das subdivisões do prazo n.º 832, na casa de n.º 1629 da Rua Mosela.

Maria Kling (6ª filha do casal Elisabeth e Johann) se casou com Johann Einsfeld e eles tiveram 4 filhos: Dorothea Felipine Einsfeld (casada com Luiz Karl Filho), Berta Elise Einsfeld (casada com Wilhelm Lorenz Trockenbroch), Elise Clara Einsfeld (casada com Philipp Friedrich Ludwig Walther) e Felipe João Einsfeld (casado com Nair Francisca Hammes). Porém parte da família que ficou com uma subdivisão do prazo n.º 832, foi a dos descendentes do casal Dorothea Filippine Einsfeld e Luiz Karl Filho, representados pelos seus filhos, netos e bisnetos. Portanto lá estão os que compõe a 7ª geração do colono Johann Burger, residindo na casa de n.º 70 da Rua Frederico Kronenberger.

Vale ressaltar que o descendente mais idoso da família Burger, embora não more mais no Quarteirão Mosela, merece também a nossa atenção. Trata-se de um cidadão bem relacionado nos meios sociais de Petrópolis. É o Sr. Herculano Burger, nascido em 26/09/1908, bisneto do colono Johann Burger e Susane Ternes. O Sr. Herculano desde jovem dedica-se profissionalmente às flores e destaca-se como um grande colaborador das causas nobres de Petrópolis. Com a atenção sempre voltada ao esporte local, foi um dos fundadores da LPD (Liga Petropolitana dos Desportos) e muito contribuiu para o 1º título de campeão do futebol petropolitano. Já foi lojista do ano e é conselheiro nato e efetivo do Petropolitano Futebol Clube. Sempre ligado à nossa sociedade, já recebeu muitas homenagens e condecorações. Hoje aos 89 anos, com duas filhas, duas netas e um casal de bisnetos, continua dedicando-se à sua flora  “A Orchidea” (fundada em 1938). Com suas flores, perfuma e embeleza a Imperial Cidade de Petrópolis.

6 comentários:

  1. Que legal essas informações!
    Sou Noêmia Elis Burger, Filha de Alfredo Burger, neta de Carlos Burger e soube que meu bisavô veio da Hungria. Será que sao parentes? Vieram no mesmo navio? Meu whaWhats 47 999320060

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Estou procurando parentes com o sobrenome burger pois minha vó tinha esse sobrenome. No momento só sei que ela tem um irmão chamado valdinho. A minha vó já faleceu mais meu pai e irmãos procuram por tios primos...

    ResponderExcluir
  3. Olá, sabe mais algo da família da sua avó?

    ResponderExcluir
  4. Sabe se tens parentes no Sul do Brasil? Moro em Santa Catarina, tem umas 100 pessoas, inclusive eu, com esse sobrenome aqui na cidade que resido.

    ResponderExcluir