sexta-feira, 9 de novembro de 2012





O ANTIGO "CAMINHO DOS MINEIROS".





A atual Rua Tereza, até a fundação da povoação, era mais conhecida como "caminho dos mineiros", incorporando depois o nome de Rua Dona Tereza. 

De início, "não existia a passagem do Alto da Serra para o Morim (atual Padre Feijó), assim sendo o trajeto pesado de carroças e tropas de muares, corria ... até o centro do então vilarejo, passava à frente da Fazenda do 
Córrego Seco até que atravessava o citado córrego continuando sua viagem pela Estrada dos Mineiros".

Após a proclamação da República, houve mudança nas denominações de ruas, e atingiu a Princesa Dona Januária, que modificou-se para Rua Marechal Deodoro, assim como a principal via, que trocou de Rua do Imperador para Avenida XV de Novembro.

No ano de 1857, no ano da elevação de Petrópolis a cidade, "foi aberta ao trânsito a nova ponte situada em frente a Rua Princesa Dona Januária", que, segundo o historiador Gabriel Kopke Fróes, "era o tradicional '...desembocadouro de carros e passageiros que se dirigiam a cidade'. "Antes se prolongava a viagem até o encontro dos rios, onde de outra ponte de madeira se passava ao lado oposto seguindo viagem para as Minas Gerais (Prof. Oazinguito Ferreira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário